A Nvidia, apresentou um novo modelo de Inteligência Artificial, chamado Neurangelo, que é capaz de criar réplicas detalhadas em 3D de objectos que aparecem em vídeos 2D. O objecto pode ser qualquer coisa, desde objectos pequenos a paisagens completas. O modelo selecciona vários fotogramas do vídeo que mostrem o objecto em ângulos diferentes para conseguir medir claramente a sua profundidade, tamanho e forma. A seguir, cria uma representação 3D com pouco pormenor, antes de a optimizar e acrescentar os detalhes do objecto.
De acordo com a Nvidia, o novo modelo utiliza tecnologia desenvolvida para uma IA anterior, chamada Instant NeRF, para conseguir capturar fielmente os mais pequenos detalhes dos objectos que o utilizador quiser reproduzir em 3D. Esses detalhes, incluem a textura, padrões e variações de cor. A empresa diz que a capacidade de captação de texturas mais complicadas, como as dos telhados ou de mármore polido do Neurangelo: “ultrapassa significativamente a de todos os anteriores”.
Este modelo, até é capaz de criar objectos virtuais a partir de vídeos captados através de telemóveis, o que pode facilitar a sua utilização por criadores de conteúdos. No que respeita a velocidade, a Nvidia diz que o modelo consegue criar cenas 3D em menos de duas horas.
Ming-Yu Liu, um dos criadores do Neurangelo, diz que esta tecnologia vai permitir a importação de todos os tipos de objectos directamente para ambientes virtuais para utilização em videojogos ou aplicações industriais. No vídeo, vê-se esta tecnologia a criar um ambiente 3D a partir de imagens gravadas por um drone, facilitando a inclusão de locais reais em aplicações com imagens tridimensionais, como os videojogos.
A Nvidia vai apresentar oficialmente o Neurangelo, no evento Conference on Computer Vision and Pattern Recognition, que decorre entre 18 e 22 de Junho na cidade de Vancouver, Canadá.