No mesmo dia, NOS e Vodafone anunciaram duas novidades sobre as suas redes móveis. A empresa liderada por Miguel Almeida garante que o 5G já está disponível em «todas as ilhas dos Açores»; já a operadora que tem como CEO Luís Lopes, disse que vai começar a desligar a rede 3G em 2024.
Em relação a NOS, a “missão” de todas as ilhas terem antenas 5G foi cumprida com a «instalação de um site na ilha do Corvo»; a operadora diz ainda que «duplicou o número das suas estações-base no arquipélago, no último ano», o que representou um investimento de «três milhões de euros».
Apesar de o 5G estar, agora, em todas as ilhas, isto não representa uma cobertura de 100% – embora não esteja longe deste valor, este tipo de conectividade chega a «96% da população dos Açores». Segundo a NOS, a «cobertura final da população do arquipélago está prevista para breve, com a conclusão do plano de implementação desta rede móvel na região».
Já a Vodafone revelou planos para descontinuar o 3G, em Portugal. A empresa, que em 2022 foi a vencedora do leilão do 5G, quer usar estas frequências para as redes mais actuais: «Esta mudança é inevitável perante a evolução tecnológica e permitirá responder ao crescente consumo de dados [em 4 e 5G]».
A operadora afirmou que vai começar a desligar o 3G em Julho de 2024, vinte anos depois de ter chegado a Portugal; os clientes que ainda tiverem este tipo de cartões, mais antigos, vão ter um «período alargado – um ano – para fazer uma transição gradual, seja actualizando o seu equipamento ou o cartão SIM». Todas as dúvidas sobre este tema podem ser esclarecidas aqui.