Apesar de nos filmes de ficção científica, a mistura de Inteligência Artificial com viagens espaciais nunca ter dado grandes resultados, o jornal The Guardian noticiou que a NASA está a desenvolver um novo sistema que usa um modelo IA de liguagem natural, semelhante ao ChatGPT, para ajudar os astronautas a fazerem coisas como manobras complexas ou executar experiências.
A NASA quer instalar este sistema na estação espacial Lunar Gateway, que estará em órbita da Lua para dar apoio às missões Artemis. O sistema, usa uma interface de linguagem natural que permite aos astronautas pedirem conselhos acerca de experiências ou executarem manobras complexas, sem terem de procurar os procedimentos nos manuais.
Numa página web, em que a NASA procura pequenas e médias empresas para participarem na criação de novas tecnologias para a Lunar Gateway, a NASA informa que é necessário desenvolver ferramentas de Inteligência Artificial e ‘machine learning’ para gerir vários sistemas da estação, mesmo quando não está ocupada. Os requisitos para estas ferramentas indicam que têm de ter capacidades de operação autónoma em experiências científicas, organização e transmissão de dados, operações autónomas da estação e a gestão do estado geral das instalações.