Normalmente, transformar jogos em filme não dá grande resultado: muitas histórias não são propriamente adaptáveis ao grande ecrã (desde logo porque não há… história) e, quando são, há sempre algo que falha.
Curiosamente, é um jogo sem grande história que está no primeiro lugar dos mais rentáveis de sempre: o mais recente Super Mario, uma versão animada 3D com as vozes de Chris Pratt, Jack Black e Anya Taylor-Joy, já fez mais de mil milhões de euros em bilheteira.
Esta é a segunda vez que Super Mario chega ao cinema – a primeira foi um inenarrável filme live action, em 1993, protagonizado por Bob Hoskins, John Leguizamo e Dennis Hopper. Com um orçamento de quase 50 milhões de dólares, fez apenas 17 milhões em box office.

Segundo dados do site Statista (que tem estatísticas e estudos sobre vários temas), o filme que está no segundo lugar da lista das adaptações de jogos é Warcraft: The Beginning (2016), com menos de metade do valor de Super Mario: cerca de 410 milhões de euros.
Pokémon: Detective Pikachu (2019) e Rampage (2018) estão no terceiro e quarto posto, com 401 e 400 milhões, respectivamente. O top 5 fecha com Sonic the Hedgehog 2: 379 milhões.