Está a chegar a segunda série de novos recursos de gestão de segurança e tempo das apps da Meta, na sequência dos anúncios feitos pela empresa sobre às funcionalidades Take a Break, Ferramentas de Supervisão Parental e Modo Silencioso.
Por exemplo, as Ferramentas de Supervisão Parental do Instagram são reforçadas com a «possibilidade de os pais poderem ver quantos amigos em comum o seu adolescente tem com os seus seguidores e com as contas que este segue».
Já o Modo Silencioso, que tinha sido anunciado em apenas alguns países, vai ficar «disponível globalmente nas próximas semanas». Depois, as ferramentas de gestão de tempo (grupo onde está o Take a Break) ganham «novos alertas».
Segundo a Meta, passam a ser mostrada uma notificação aos adolescentes que «passarem mais de vinte minutos no Facebook»; no Instagram, isto acontece quando virem demasiados Reels, de seguida, à noite.
Em relação ao envio de mensagens directas, acaba um dos comportamentos mais intrusivos que muitos utilizadores de Instagram têm: deixa de ser possível enviar imagens ou vídeos a pessoas que não sigam. Agora, para começar uma conversa, só será possível enviar texto e apenas uma vez: depois, a outra pessoa tem de aceitar o «pedido para falar em chat» para prosseguir a conversa.
Estas actualizações foram «concebidas para ajudar os adolescentes a sentirem-se no controlo das suas experiências online e para ajudar os pais a sentirem-se preparados para apoiar os seus filhos», justifica a Meta.