A Seagate vai ter uma nova gama de SSD PCI Express 5, a FireCuda 540. As novas drives vão ser disponibilizadas com capacidades até aos 4 TB, serão capazes de realizar 1,5 M IOPS aleatórias e têm taxas de transferência de dados em leitura e escrita sequenciais de até 10 GB por segundo.
De acordo com os dados publicados na página britânica da Amazon, as novas drives estão certificadas para a escrita de até 2000 TB (TBW) durante o período de garantia, que é de cinco anos. Este valor é um pouco mais alto do que outras drives SSD PCIe Gen 5 que estão à venda neste momento. Para além disto, a drive inclui uma subscrição de 3 anos do serviço de recuperação da dados da Seagate.
Neste momento, não há informação acerca do controlador usado nos FireCuda 540, mas, como a Seagate tem uma colaboração de longa data com a Phison, cujos controladores são usados noutros produtos, muito provavelmente o controlador usado nas novas drives será da Phison. Um aspecto interessante é que a Seagate optou por não equipar estas novas unidades com um sistema de refrigeração elaborado, como acontece com outras opções do género.
Quanto à memória utilizada, os FireCuda 540 parecem usar chips NAND 3D TLC, com uma interface de 1,600 MT/s. É por esta razão que as velocidades de transferência estão limitadas aos 10000 MB por segundo. Os 1500000 de IOP aleatórias podem permitir uma experiência de utilização semelhante a drives que conseguem atingir velocidades de transferência mais altas.