Desde que o modelo de Inteligência Artificial ChatGPT chegou à ribalta, muitas indústrias estão a tentar integrá-lo nos seus produtos e a dos automóveis não é excepção. Aparentemente, a primeira a integrar esta IA nos seus sistemas de infoentretenimento será a Mercedes-Benz.
Na semana passada, a Mercedes anunciou que vai começar a testar novas versões do seu sistema de infoentretenimento MBUX que integram o ChatGPT. A General Motors já tinha feito um anúncio semelhante em Março, mas parece que a Mercedes vai chegar primeiro ao mercado. As primeiras versões beta do novo software da fabricante alemã, começaram a ser distribuídas no dia 16 de Junho aos clientes nos Estados Unidos que optaram por participar em testes de software nos seus automóveis.
Nesta fase vão participar mais de 900000 utilizadores com veículos com MBUX de todas as gamas comercializadas pela Mercedes.
A intenção de participar nos testes pode ser dada a conhecer à Mercedes através da aplicação para dispositivos móveis ‘Mercedes me’ ou através do comando por voz “Hey Mercedes, I want to join the beta program” que pode ser dado dentro do veículo. Depois, a empresa faz uma actualização OTA do software que inclui o ChatGPT.
Esta nova funcionalidade usa a plataforma de IA e cloudAzure da Microsoft, para aumentar as capacidades do assistente por voz dos automóveis. O MBUX já inclui muitas funcionalidades, como o controlo das definições do habitáculo, mas, até agora, estava limitado a funções predefinidas como o controlo de temperatura.
Com a integração do ChatGPT, o assistente por voz MBUX vai ganhar a capacidade de interpretar comandos que não estejam predefinidos no sistema, como a possibilidade de saber as condições atmosféricas no destino e liberta o utilizador de ter de falar comandos predefinidos.
Segundo a Mercedes, os condutores podem obter direcções para locais de interesse sem terem de tirar as mãos do volante ou os olhos da estrada. Também, vão poder fazer perguntas complexas, como a hora de chegada estimada ao destino. Podem até conversar com o assistente nas viagens mais longas.
Apesar de usar a infra-estrutura da Microsoft, a Mercedes promete que mantém o controlo sobre todos os processos de processamento de dados. Quando os dados são recolhidos, não são passados à Microsoft, em vez disso são depositados na Mercedes-Benz Intelligent Cloud, onde são anonimizados, analisados e guardados.
A Mercedes estima que a fase de testes dure cerca de três meses, mas não divulgou quando é que vai lançar esta funcionalidade para todos os utilizadores. A empresa ainda vai refinar o funcionamento do sistema, baseando-se nos dados recolhidos durante os testes. A Mercedes também vai trabalhar na integração de mais idiomas antes de disponibilizar esta funcionalidade ao público em geral.