Chama-se Monitio e foi criada, com fundos europeus, pela Priberam. Esta é uma plataforma online de «monitorização de media» com cobertura mundial que consegue «traduzir o conteúdo em qualquer língua para inglês» e também fazer fact-checking de informação.
A Monitio destina-se a empresas de comunicação social (jornais, televisões, rádios e revistas) e foi testada pelo jornal alemão Deutsche Welle, pela Universidade de Cambridge e pela Scandinavian Communications, uma agência dinamarquesa de relações-públicas. Em Portugal, o Monitio estava a ser usada, desde 2021, pelo ISCTE MediaLab.
«O Monitio organiza automaticamente milhares de artigos em grupos temáticos, para que os utilizadores obtenham uma visão geral de como o conteúdo se relaciona com tópicos específicos, pessoas, empresas, etc. Os utilizadores podem receber informação mais aprofundada da sua indústria, mercados e concorrentes», descreve a Priberam.
Para fazer isto, a plataforma «combina inteligência artificial e tecnologias linguísticas para fornecer informações locais e globais mais abrangentes e menos tendenciosas», assim como «relatórios melhores e mais fiáveis». Numa primeira fase, o Monitio ficará apenas disponível em Portugal e Espanha.