O ícone do cadeado é usado desde há muito tempo para indicar que um site é carregado para o browser através do protocolo Hypertext Transfer Protocol Secure, ou HTTPS, Na altura em que foi adoptado, a maioria dos sites não usava nenhum sistema de encriptação ou certificação, mas agora praticamente todos os sites usam. De acordo com a Google, mais de 95% dos sites usam HTTPS. Em 2013, apenas 14% dos sites mais visitados usavam HTTPS. Por isso, a Google decidiu substituir o cadeado por um ícone diferente, semelhante aos botões usados normalmente para denotar o acesso às definições de um qualquer programa.
Em 2016, a Google alterou o design do ícone do cadeado no Chrome, porque os estudos realizados pela empresa indicaram que os utilizadores tinham uma impressão errada do que queria dizer. Apesar disto, apenas 11% dos utilizadores inquiridos em 2021, sabia exactamente de que se tratava e sabiam que podiam ver mais informações acerca do site onde estavam através desse ícone. Esta confusão preocupou a Google, porque o facto de um site ter um ícone de cadeado não indica necessariamente que esse site é seguro como muita gente pensa.
Depois de realizar testes com um conjunto limitado de utilizadores, a Google decidiu substituir o ícone do cadeado, por um outro ícone baseado no que normalmente é usado para denotar opções ou definições em vários programas. A Google acredita que este novo ícone não transmite uma ideia de que o site é necessariamente confiável, porque a mensagem é mais neutra. A Google diz também que este novo ícone indica aos utilizadores de uma forma mais clara que pode ser clicado para ver mais informação.