Segundo a consultora TrendForce, os preços das memórias DRAM e das memórias flash NAND vão baixar de preço ainda mais durante este trimestre, apesar dos cortes de produção que estão a ser feitos nesta altura. No mercado das memórias para PC, espera-se uma baixa de preços média de 18% durante o segundo trimestre de 2023, o que pode significar que as memórias RAM DDR4 vão ficar ainda mais baratas. No caso das memórias flash, a quebra de preços deve notar-se mais nos mercados dos dispositivos móveis e aplicações profissionais.
A descida nos preços deve-se uma redução na procura nos mercados dos PC, servidores e de dispositivos móveis. A indústria dos computadores pessoais está, neste momento, com um grande excesso de oferta de memórias DDR4 e uma procura muito reduzida. O segmento profissional também sofreu uma redução muito grande na procura de servidores, o que aumentou ainda mais o excesso de DDR4 disponível para compra, o resultado é uma baixa ainda maior de preços devido aos descontos que os fabricantes têm estado a fazer para tentar escoar os seus produtos.
No mercado das memórias DDR5, a situação é diferente, visto que a quota de mercado destas novas memórias RAM ainda é muito baixo e ainda se esperar que demorem algum tempo a substituírem as DDR4. Aplica-se o mesmo ao mercado dos servidores, que ainda vai demorar a adoptar as memórias DDR5.
No mercado das memórias DRAM para dispositivos móveis, as marcas de smartphones têm vindo a corrigir os inventários de memórias para evitarem ter memórias em excesso. Apesar disto, a pressão junto dos fabricantes de memórias ainda é substancial, devido ao facto de os clientes estarem a agregar as encomendas do segundo e terceiro trimestres para tentar obter vantagens negociais.
No geral, o preço médio das memórias RAM para PC e servidores deve descer entre 15 e 20% no segundo trimestre de 2023, no mercado das memórias para dispositivos móveis a redução dos preços médios deve ficar entre 13 e 18%.