As ferramentas de desenvolvimento de software Visual Studio da Microsoft receberam inúmeras novas funcionalidades ao longo dos anos. Apesar disto, interface de utilização em si não mudou quase nada desde o Visual Studio 2012. Este ano, a equipa que desenvolve estas ferramentas na Microsoft decidiu que chegou a hora de actualizar o aspecto da interface.
Num artigo publicado no blogue do Visual Studio, a equipa descreve o objectivo das alterações:
Coesão: É importante que estas actualizações tenham, ao mesmo tempo, um aspecto novo e que não se perca a familiaridade do Visual Studio que os nossos utilizadores tão bem conhecem. Através do alinhamento com o design Fluent usado noutros produtos da Microsoft, o Visual Studio vai integrar-se melhor com o sistema operativo e outros produtos.
Acessibilidade: No que respeita à acessibilidade, estas actualizações têm de seguir as nossas melhores práticas e tornarem o produto mais fácil de usar. Isto manifesta-se de várias formas, incluindo: o ajuste dos tamanhos dos alvos para os tornar mais fáceis de usar mantendo a densidade da informação, utilizar cores de uma forma que diminua o ruído visual e que atraia a atenção do utilizador para as áreas activas no IDE (Integrated Development Environment ou ambiente de desenvolvimento integrado) e usar controlos que tornem mais fácil a distinção entre as diferentes acções.
Produtividade: As actualizações à interface, devem contribuir para experiências de utilização mais consistentes, facilitar a navegação pelo produto e reduzir o tempo necessário para que o utilizador se familiarize com a interface. As actualizações também têm o objectivo de reduzir a carga cognitiva e a fadiga mental, resultando num ambiente de trabalho mais confortável de usar.
As simulações que são mostradas na publicação, incluem mais espaçamento no menu do Visual Studio. As barras de ferramentas são maiores e os separadores dos documentos e a decoração da janela das ferramentas serão da mesma cor. Estes elementos também vão ter um espaçamento maior entre os elementos para que utilizador consiga encontrar tudo mais rapidamente. As alterações à interface do Visual Studio vão chegar em breve, mas a equipa de desenvolvimento está a recolher feedback dos utilizadores no site Developer Community.