Depois de terem descontinuado as linhas de processadores Celeron e Pentium, a Intel prepara-se para fazer mais alterações na nomenclatura dos seus processadores, desta vez removendo habitual “i” associado à gama de processadores Intel Core, existindo a possibilidade de atribuição de um outro nome aos mesmos.
Esta teoria surgiu logo após o aparecimento de um benchmark de um novo e desconhecido processador em Ashes of the Singularity, que identificava o processador do computador como sendo um Intel Core Ultra 5 1003H. Após a divulgação de tal situação, Bernard Fernandes, Director de Comunicação Global da Intel, aproveitou a ocasião para publicar no Twitter que com a chegada dos futuros processadores Meteor Lake, serão introduzidas alterações nos nomes e marcas dos seus produtos.
Yes, we are making brand changes as we’re at an inflection point in our client roadmap in preparation for the upcoming launch of our #MeteorLake processors. We will provide more details regarding these exciting changes in the coming weeks! #Intel
— Bernard Fernandes (@Bernard_P) May 1, 2023
Isto significa que a Intel deverá abandonar, por exemplo, a descrição de Core i5 para um processador de gama média, e adoptar a descrição Core Ultra 5 para o mesmo. Até ao momento esta é a ideia que muitos acreditam que vá ser a futura nomenclatura dos processadores Intel (a designação Ultra deverá ser opcional):
- Core i9 1xx00H – Core (Ultra) 9 1x0xH
- Core i7 1xx00H – Core (Ultra) 7 1x0xH
- Core i5 1xx00H – Core (Ultra) 5 1x0xH
- Core i3 1xx00H – Core (Ultra) 3 1x0xH
Não se sabe, no entanto, se esta alteração terá impacto só nos processadores para dispositivos móveis, ou se também afectará os processadores para sistemas desktop. Recordamos que também a AMD, com o último lançamento de processadores móveis, alterou a sua nomenclatura para um formato que ainda hoje é difícil de compreender, tanto para o utilizador final como para os próprios parceiros.