Uma nova fuga de informação para os lados da AMD parece ter revelado as especificações da próxima linha de processadores Ryzen 8000, que têm o nome de ‘Granite Ridge’. Segundo a informação que chegou a público, o processador mais potente terá 16 núcleos e 32 threads, as mesmas características dos chips Zen 4 actuais, cujo topo de gama, Ryzen 9 7950x, também tem 16 núcleos e 32 threads.
A fuga de informação foi publicada pelo site alemão PC Games Hardware e confirma que os Ryzen 8000 vão usar a arquitectura Zen 5 e que são construídos através do método de fabrico N3E ou N3P da TSMC. Segundo a publicação, a fuga de informação veio de um dos membros do conselho de administração da AMD, o que pode indicar que a informação é pode ser credível.
O documento também revla que os complexos de núcleos, ou CCD, têm o nome de código interno ‘Eldora’ e os núcleos Zen 5 chamam-se ‘Nirvana’. É também indicado que os CPU Zen 5 de entrada de gama terão, no mínimo seis núcleos e que o TDP máximo será de 170 W. As caches também serão idênticas às dos Zen 4, o que quer dizer que terão até 16 MB de cache L2 e 64 MB de cache L3.
Esta fuga de informação não menciona mais nada acerca da nova linha de processadores Ryzen 8000, incluindo dados acerca das velocidades de relógio, mas há a sugestão que podem ser lançados na segunda metade de 2024.
Entretanto, um roadmap de produtos da AMD foi publicado pelo canal de YouTube ‘Moore’s law is dead’ e parece contradizer partes de informação revelada pelo PC Games Hardware. No vídeo, o nome ‘Granite Ridge’ não se refere aos processadores Ryzen 8000, mas a soluções integradas. No entanto, confirma o intervalo na quantidade de núcleos entre 6 e 16 e os valores de TDP entre os 65 e os 170 W.