A edição de 2023 do «principal summit nacional dedicada à cultura», o Festival Oeiras Ignição Gerador, vai tem uma programação cujo foco está na inteligência artificial.
A organização diz que o evento vai receber «mais de quarenta personalidades» ligadas ao universo da tecnologia para «debater o futuro da cultura, da criatividade e da IA». Entre os principais destaques do Festival Oeiras Ignição Gerador 2023 estão três momentos.
O primeiro tem que ver com uma iniciativa, cuja ideia foi dada pelo ChatGPT. A organização pediu a esta plataforma criada pela OpenAI para criar um desafio que «envolvesse a comunidade do festival» e a solução dada foi a Cabine do Futuro.
Aqui, é pedido ao público que grave um vídeo de um minuto, que depois será transmitido no Festival, onde falam sobre o «papel da cultura e da criatividade num futuro incerto». A Cabine do Futuro estará disponível no Largo 5 de Outubro (centro de Oeiras) entre 15 e 20 de Maio.
O Festival Oeiras Ignição Gerador vai ainda receber Jaron Lanier, o «cientista e filósofo que cunhou o termo ‘realidade virtual’» e que foi «considerado uma das 25 pessoas mais influentes dos últimos 25 anos da história da tecnologia pela Wired Magazine», sublinha a organização. Jaron Lanier falará numa conferência, com o tema ‘A Inteligência Artificial e o Futuro da Criação Artística’.
Finalmente, o festival vai ainda ser dominado por conversas com especialistas ligados a IA; entre estas, destacam-se duas – Os Humanos e as Máquinas: Xadrez, Boxe ou Judo? (dia 18 de Maio, com Gonçalo M. Tavares); e Inteligência Artificial e Cultura: Oportunidade ou Ameaça? (dia 19, com Ana Paiva, Leonel Moura e Susana Peralta).
O Festival Oeiras Ignição Gerador acontece entre 18 e 20 de Maio; o programa completo desta edição e todos os detalhes, estão aqui.