Diz-se que os automóveis actuais são computadores com rodas, e embora existam desvantagens para os entusiastas, como a falta do feedback mecânico de outrora, a implementação dos actuais sistemas de comunicação e monitorização permitiu facilitar o diagnóstico, sempre que ocorrem problemas. Para quem não gosta de estar dependente dos concessionários oficiais, ou de duvidosos mecânicos de esquina, o Carly é uma solução perfeita.
Trata-se de um dongle que se liga a qualquer ficha OBD2 das principais marcas de automóveis do mercado, comunicando via Bluetooth com o smartphone (Android e iOS) para analisar tudo no automóvel. Com a app podemos verificar a existência de falhas e pesquisar sobre formas de resolver problemas (através da solução Smart Mechanic).
Também é possível ver dados em tempo real, como temperatura do ar da admissão, do óleo ou do líquido de refrigeração, além de perceber se houve adulteração na quilometragem do veículo e desbloquear funções escondidas. Neste último parâmetro, apenas disponível em alguns automóveis de marcas alemãs, como a BMW ou pertencentes ao Grupo VW, é possível ligar funções como as luzes de curva e a recolha dos espelhos retrovisores quando trancamos o veículo, funções que habitualmente só disponíveis após aquisição (e activação) das mesmas.
O Carly é a mais fácil e acessível ferramenta de diagnósticos de qualquer automóvel actual (desde 2001), sendo imprescindível para qualquer entusiasta DIY.
Nota: 5/5
mycarly.com | €50 (a partir de)