O design é uma das imagens de marca da dinamarquesa Bang & Olufsen e a inspiração para criar colunas e sistemas de som costuma vir de objectos do dia a dia. Por exemplo, a Beosound Emerge parece-se com um livro e a Beolit 20 tem uma alça que a equipara a um cesto.
E é este último aspecto que a Bang & Olufsen repete para criar mais uma coluna portátil, a sua mais potente até à data, com 280 W: a Beosound A5, criada em colab o estúdio GamFratesi, fundado em 2006 pelos arquitectos Stine Gam (dinamarquês) e Enrico Fratesi (italiano).
Segundo a Bang & Olufsen, a Beosound A5 «faz a ponte poética entre as culturas de design do Norte e do Sul [ndr: Dinamarca e Itália] com o som envolvente, o artesanato meticuloso e a longevidade do produto». Esta coluna portátil está disponível em duas cores: castanho claro/alumínio natural (Nordic Weave) e castanho escuro/antracite (Dark Oak).
A versão Nordic Weave é feita com uma malha de fibra de papel e tem uma pega em madeira clara de carvalho; já a Dark Oak usa a mesma madeira, mais escura, para criar uma “capa” com várias ripas e uma pega no mesmo tom.
No que respeita a características técnicas, a Beosound A5 tem 1 woofer de 5,25 polegadas, dois drivers de gama completa de 2 polegadas 3 um tweeter de 0,8 polegadas; como acontece com várias colunas da marca, é possível emparelhar duas destas para uma «experiência estéreo».
Em relação à autonomia, a Bang & Olufsen refere «mais de doze horas» de reprodução de música, com duas horas de carregamento a garantirem 80% de bateria. No topo da coluna, há uma área para carregar smartphones por indução, ou seja, sem fios.
A Beosound A5 já pode ser comprada online e nas lojas da marca por 999 euros.