A Asus aproveitou a Computex 2023 para mostrar um conceito de placa gráfica GeForce RTX 4070 que não usa uma ligação directa à fonte de alimentação. Esta experiência vem no seguimento dos problemas com conectores que derretem reportados por vários utilizadores das placas Nvidia da nova geração, para os resolver, a Asus removeu o conector de energia e acrescentou um barramento secondário a seguir ao barramento PCI que tem de ser ligado num slot especial na motherboard.
A nova placa chama-se GeForce RTX 4070 Megalodon e funciona em conjunto com uma motherboard ASUS TUF Gaming Z790 BTF, que tem um destes conectores. Por sua vez, esta motherboard tem uma entrada específica onde se liga um dos cabos da fonte de alimentação, para passar a energia para o barramento extra na placa gráfica.
Tal como acontece com a ligação 12VHPWR, esta ligação da Asus também está certificada para potências até 600 W. O nome da nova ligação é, para já, GC_HPWR, mas a Asus vai rebaptizá-la quando estas placas chegarem ao mercado.