Seis meses depois de a Nvidia ter publicado uma explicação oficial, acerca dos adaptadores de alimentação para a RTX 4090 danificados, começaram a surgir novos casos. A culpa foi distribuída entre a Nvidia, problemas de instalação por parte dos utilizadores e as próprias especificações técnicas dos adaptadores.
Recentemente foram publicadas no Reddit, pelo menos, três novas situações em que são mostrados adaptadores de alimentação de 16 pinos para as placas gráficas RTX 4090 da Nvidia que têm algumas das ligações da ficha derretidas. Isto pode querer dizer que o problema com o novo sistema de alimentação usado nestas placas ainda não foi resolvido.
Os primeiros casos de adaptadores com ligações derretidas começaram a surgir em Outubro, quando vários utilizadores de placas gráficas 4090 queixaram-se de que os cabos de alimentação das suas placas apareceram queimados ou derretidos. Em Novembro, a Nvidia admitiu que ocorreram 50 casos destes em todo o mundo e que o problema se devia a um erro de instalação dos adaptadores por parte dos utilizadores. No entanto, nessa altura, alguns especialistas também questionaram a qualidade desses adaptadores.
As placas gráficas RTX 4090 usam entradas de 16 pinos 12VHPWR que é suportado nativamente pelas fontes de alimentação ATX 3.0. Mas, os utilizadores que não quiserem fazer a actualização das suas fontes ATX 2.0 podem usar adaptadores (normalmente fornecidos com as as gráficas) para fornecer corrente às suas placas.
Um dos novos incidentes aconteceu após seis meses de uso. O utilizador em questão assegura que o adaptador estava bem ligado. Um outro utilizador, diz que o seu adaptador derreteu após seis ou sete meses de utilização. Este segundo utilizador, usava a gráfica para treinar modelos de Inteligência Artificial e não para jogar. Este segundo caso tem um pormenor curioso: o computador em questão tinha uma segunda placa RTX 4090, que não teve quaisquer problemas.
Um terceiro relato, vem de um utilizador que usava uma fonte de alimentação modular SF750 Platinum da Corsair. Se o adaptador estiver bem ligado, isto pode sugerir que o problema não está no próprio adaptador. Este último caso também tem um pormenor fora do normal: o GPU estava limitado a 70% do consumo de energia e o processador era um Ryzen 7600, o que indica que a fonte não estaria a funcionar com um grande nível de carga.
Até agora, não há nenhuma indicação de problemas em sistemas com fontes de alimentação ATX 3.0.