No evento, que decorreu na sede da Federação Espanhola de Futebol, a TCL apresentou a sua nova gama de televisões, barras de som e até equipamentos de ar condicionado. Antes Frédéric Langin, Chief Commercial Officer da TCL Electronics Europe, destacou que a marca é agora a «segunda marca mundial de TV», a «terceira na Europa» e a «líder» no que se refere a Android TV. Além disso, realçou que «as vendas de televisões subiram 5,3% ano-a-ano». O responsável explicou que as vendas da TCL cresceram «76% no segmento de televisões de grande dimensão», ou seja, «65 polegadas ou superiores».
A sustentabilidade continua a ser uma das grandes preocupações da marca e Frédéric Langin revelou que a empresa já investiu «1,04 mil milhões de dólares» nessa área, que reduziu o «consumo de água em 230 milhões de toneladas em 2022» e está a optar «por materiais mais sustentáveis», assim como embalagens mais amigas do ambiente.
Série C84: as novas Mini LED
A TCL tem apostado na tecnologia Mini LED e Oscar Gracia, Sales Director Iberia da TCL Electronics Europe, disse que «este é o exponente máximo da TCL ao nível qualidade de imagem». O responsável falou depois da nova série C84, disponível em 55, 65, 75 e 85 polegadas, que tem «2000 nits de brilho» e «pretos mais puros». Esta gama tem também tecnologia QLED que «reproduz mais de 1 bilião de cores e representa 97% do espectro cromático», o que torna «a imagem quase igual ao que capta o olho humano». A série C84 tem também uma taxa de actualização nativa de 144Hz e tudo «sem comprometer o consumo energético», indicou o responsável.
As novas Mini LED da TCL têm ainda o mais recente processador de imagem AiPQ 3.0, «já que não é só o hardware que é importante», esclareceu o director de vendas. Oscar Gracia salientou os diversos algoritmos que permitem melhorar a qualidade e nos quais se incluem os ligados ao «contraste, cor, nitidez, movimento e que permitem aproveitar os codecs HDR», incluindo HDR10+, Dolby Vision, Dolby Vision IQ.
C74 e C64 também em destaque
A TCL mostrou ainda a C74, que combina o QLED com a tecnologia Full Array Local Dimming, 4K HDR Pro e Game Master Pro 2.0 e que está disponível em modelos de 55, 65 e 75 polegadas. Em destaque a C745 que a TCL designa de uma verdadeira gaming TV já que oferece o melhor de dois mundos: gaming e entretenimento. Este modelo pode ter uma taxa de actualização de 240 Hz em modo gaming, o que a torna «num produto único já que é equiparável aos melhores monitores para jogos do mercado».
Outras das novas propostas da TCL é a série TCL 4K QLED TV C64. Esta nova gama combina as tecnologias QLED, 4K HDR Pro, 60Hz Motion Clarity e suporte Game Master, FreeSync, além dos mais recentes formatos HDR (incluindo HDR10+, Dolby Vision). A série C64 é uma das mais abrangentes com diversos tamanhos: 43, 50, 55, 65, 75 e 85 polegadas.
Oscar Gracia explicou ainda que a TCL leva a «qualidade de imagem muito a sério» e que, «desde 2009» já investiu 39 mil milhões de dólares em investigação e desenvolvimento (I&D) de painéis. A marca tem 43 centros de I&D e mais de 18 mil profissionais a trabalhar em inovação e o objectivo principal é «democratizar os grandes formatos» e assim torná-los acessíveis a mais consumidores.
A importância do som
As novas soundbars TCL oferecem uma «experiência de home theater premium de forma acessível» e assim pretendem aliar a qualidade de imagem à do som, avançou o responsável de vendas ibérico. A S642W é uma barra 2.1 com subwoofer sem fios e com 200W de potência e a S643W é uma barra de som 3.1 com subwoofer sem fios e 240W de potência. Ambos os modelos incluem HDMI 1.4 com ARC, são alimentados por DTS Virtual:X e Bluetooth 5.3 e estarão disponíveis no mercado em Maio.