No ano passado, a Samsung lançou, finalmente, a versão “todo-o-terreno” do seu mais popular SSD portátil, o T7 Shield (1 e 2 TB). Agora, a marca decidiu renovar a gama com a introdução de uma nova variante, de 4 TB Visualmente, face ao modelo que testámos anteriormente de 2 TB, esta versão é idêntica em termos de materiais (mas só está disponível em preto), qualidade de construção e robustez, com a Samsung a manter a certificação IP65, o que o torna à prova de água e poeiras, bem como a quedas com uma altura máxima de três metros.
A única ligação disponível continua a ser USB-C (USB 3.2 Gen2 com 10 Gbps) e, na caixa, vem um robusto cabo USB-C para USB-C e um USB-C para USB-A, ideal para utilizar este SSD em computadores mais antigos.
O T7 Shield de 4 TB volta a contar com chips de memória NAND, do tipo TCL com 128 camadas e uma capacidade de 1 TB por chip, geridos por um controlador Samsung Pablo S4LR033 (o mesmo do SSD M.2 Samsung 980), e um conversor ASMedia ASM2362, que converte o sinal do controlador SSD para a ligação USB-C. Apesar de usar um maior número de chips de memória, a Samsung manteve o registo da velocidade de leitura e escrita máxima de 1050 e 1000 MB/s do modelo de 2 TB, algo que conseguimos comprovar nos testes realizados com o CrystalDiskMark: 985 MB/s de velocidade de escrita e 987 MB/s de leitura, registados.
Mais uma vez, a marca coreana voltou a equipar este SSD com software, o Samsung Portable SSD 1.0 e o Samsung Magican Software – ambos são essenciais para activar a encriptação de dados (AES 256-bit) e garantir que o firmware está sempre actualizado. Nos últimos meses, isto gerou alguma controvérsia com os módulos SSD M.2 980 Pro, que tiveram problemas com o firmware de primeira geração.
Distribuidor: Samsung
Preço: €394,90
Ficha Técnica
Capacidade: 4 TB
Ligações: USB 3.2 Gen2
Dimensões: 88 x 59 x 13 mm
Peso: 98 gr