Até agora, a única opção deste género no portfólio da Razer era o Stream Controller, com doze botões digitais e seis analógicos, mas agora há uma alternativa, mais acessível e compacta.
Neste segmento, a Corsair/El Gato é uma das principais concorrentes: a marca tem vários modelos Stream Deck, um equipamento com botões personalizáveis que permite espoletar uma série de efeitos e comandos, de forma automática. O público-alvo são os criadores de conteúdos ou quem faz streaming de jogos.
Por exemplo, com um destes decks é possível inserir vários tipos de efeitos visuais e sonoros em vídeos gravados ou em directo. Para fazer isto, é preciso configurar os botões num software próprio, botões estes que acabam por ser pequenos ecrãs que mostram o efeito associado.
E é precisamente isto que temos no novo Razer Stream Controller X: aqui, são quinze botões LCD que podem ser programados para «activar luzes, sons» ou «alternar entre aplicações com um simples toque», diz a marca.
No caso do software, o Controller X usa o Loupedeck (uma marca que também tem decks): segundo a Razer, «garante compatibilidade plug-and-play com as principais plataformas de streaming, incluindo OBS Studio, Twitch, Streamlabs, Adobe Premier Pro e muitas outras».
O programa permite, também, a criação de macros e há ainda uma loja, onde estão apps/plugins que podem ser “associadas” ao deck: «Spotify, Phillips Hue, Photoshop e Voicemod», são alguns dos exemplos.
Nas características mais técnicas, temos a compatibilidade com Windows (10 e posterior) e macOS X (10.14 ou mais recente), ligação USB-A para USB-C com um cabo de dois metros e um suporte físico magnético que permite ter o ecrã com uma inclinação de 50 graus (sem este acessório, são apenas 8).
O Stream Controller X tem, ainda, cerca de 11 cm de largura por 80 de altura e já pode ser comprado na loja online da Razer: o preço é de 179,99 euros. O Stream Controller ainda está disponível – custa 269,99 euros.