Cerca de quarenta anos depois, chegou ao fim a representação nacional da Bose Consumer Electronics (CE), a divisão da marca holandesa que tem os produtos dirigidos ao mercado doméstico: colunas de som, soundbars e auscultadores, entre outros.
A partir deste mês, as vendas da Bose, neste campo, deixam de passar pela ABC e transitam para a espanhola Gaplasa, que também tem a Denon e a Marantz, por exemplo.
Segundo Bruno Barbosa, da ABC, a decisão justifica-se com uma mudança de estratégia da Bose: «O objectivo é fazer a transição para o e-commerce e acabar com os pequenos distribuidores. As excepções são Espanha (por causa do El Corte Inglés), Grécia e alguns países da Europa Central».
Em Portugal, a ABC vai, ainda assim, a fazer a representação dos produtos profissionais da Bose: colunas para salas de espectáculos, restaurantes, bares, os chamados dispositivos PA (public address, soluções que englobam tudo o que é necessário para montar um sistema de som para espaços públicos).
As lojas da ABC vão, ainda continuar a vender colunas de som, soundbars e auscultadores Bose CE, mas já sem a vertente de serem distribuidores oficiais – a nova designação é ‘loja preferencial’, na sequência de um acordo com a Gaplasa, conclui Bruno Barbosa.
O responsável da ABC considera ainda que a nova estratégia da Bose é «muito polémica», uma vez que de uma insígnia high-end se está a tornar numa de «massificação», o que vai acabar por «matar» a marca.