Depois do lançamento dos anteriormente anunciados AMD Ryzen 9 7950X3D e Ryzen 9 7900X3D, ambos dois processadores de 16 e 12 núcleos, ou seja, com duas unidades CCX e tecnologia 3D V-Cache aplicada a um só dos CCX, chegou a vez de a AMD lançar aquele que será o sucessor directo do bem-sucedido AMD Ryzen 7 5800X3D, o novo Ryzen 7 7800X3D.
Este processador terá como principal vantagem o facto de utilizar somente um CCX, evitando a necessidade de utilizar software específico para optimização de funcionamento, algo essencial para os modelos com duplo CCX, já que o software precisa de determinar quais as tarefas em vigor, e identificar se compensa a desactivação de um dos CCX para dar prioridade ao CCX com a cache adicional, ou utilizar todos os núcleos e explorar a frequência dos núcleos no CCX principal.
Com o Ryzen 7 7800X3D, esse software é desnecessário, libertando o sistema desse tipo de gestão, por forma a explorar melhor todas as capacidades deste processador. Relativamente ao processador em si, este disponibiliza oito núcleos e 16 threads, que podem atingir os 5.0 GHz em modo Boost, e disponibilizam um total de 104 MB de memória cache combinada (cache L2 + L3), graças aos 64 MB de cache adicional, via a tecnologia 3D V-Cache.
As primeiras análises ao processador já são públicas, e os resultados são, no mínimo, surpreendentes, com este processador, significativamente mais acessíveis que os modelos anteriormente lançados, a registar resultados de benchmarks em jogos superior a todos eles, bem como aos modelos rivais da Intel, como o Core i9-13900K. Este processador já está disponível em algumas lojas nacionais, como a Globaldata, a partir de 519,90 euros.