Foi através de uma publicação no blog oficial (ver aqui) que os responsáveis de comunicação da Turn 10 Studios, os autores da saga Forza, revelaram que estamos próximos da fase final do novo Forza Motorsport. Apesar de grande parte da publicação estar relacionada com Forza Horizon 5, que recebem novas actualizações, a Turn 10 Studios deixou uma pequena mensagem a indicar que Forza Motorsports está na fase de “polir as últimas arestas”, mas pretende saber quais as pistas que a comunidade desejaria ver recriada no jogo.
Até ao momento, sabe-se que Forza Motorsports terá, numa fase inicial, 20 pistas fielmente recriadas a partir das pistas reais, e que segundo as últimas votações da comunidade, a pista de Interlagos no Brasil, e de Fujimi Kaido, poderão ser incluídas no jogo. Até ao momento estão confirmadas as históricas pistas de Spa-Francorchamps, Laguna Seca, Silverstone e Suzuka, estando ainda confirmadas as pistas de Hakone, Maple Valley e Kyalami, a primeira pista Africana a ser retratada na série Forza.
Segundo uma entrevista dada pelo Director de Criatividade Chris Esaki, o gigantesco salto em termos de simulação de efeitos físicos no novo Forza Motorsport tem sido um dos maiores desafios para o desenvolvimento do novo título. Segundo o mesmo, “as mudanças aplicadas em Forza Motorsport, face a Forza Motorsport 7 são maiores do que todas as mudanças aplicadas entre Forza Motorsport 4 até ao 7.”
Para dar um exemplo da complexidade deste novo título, o modelo de colisão dos pneus em Forza Motorsport 7 utilizava apenas um ponto de contacto com a superfície da pista, ponto esse que era actualizado a cada 60 ciclos (60 Hz). O novo modelo de colisão de pneus de Forza Motorsports utiliza oito pontos de contacto com a superfície da pista a cada 360 ciclos (360 Hz), o que corresponde a um aumento de 48 vezes da complexidade só deste modelo. Deveremos ter mais novidades de Forza Motorsports durante o próximo evento, o Xbox Games Showcase, a 11 de Junho.