Segundo a consultora Canalys, os resultados das vendas globais de smartphones caiu 12% durante o primeiro trimestre do ano, o que significa que foram vendidos durante os meses de Janeiro a Março, menos de 300 milhões de unidades.
Embora não tenham sido revelados números de unidades vendidas, tivemos acesso aos valores das quotas de mercado, com a Samsung a cair dois pontos percentuais, mas a manter a posição de liderança, posição essa que está agora apenas separada por 1% face ao segundo classificado, a Apple. A Xiaomi manteve a terceira posição, mas caiu dois pontos percentuais, ficando agora a apenas 1% da Oppo.
Fabricante | Quota de mercado Q1 2022 | Quota de mercado Q1 2023 |
Samsung | 24% | 22% |
Apple | 18% | 21% |
Xiaomi | 13% | 11% |
OPPO | 9% | 10% |
Vivo | 8% | 8% |
Outros | 28% | 28% |
Curiosamente o mercado que mais sofreu com a diminuição da procura por novos equipamentos foi o da Índia, o segundo maior mercado global de smartphones, com uma queda de 20% face ao anterior trimestre. Neste mercado, a Samsung recuperou a sua posição de liderança, tendo esta aproveitado a queda significativa da Xiaomi, anterior líder de mercado.
Resultados mercado Indiano Q1 2023 | |||||
Fabricante | Mercado Q1 2022 | Unidades Q1 2022 | Mercado Q1 2023 | Unidades Q1 2023 | Variação (unidades) |
Samsung | 7.1 milhões | 19% | 6.3 milhões | 21% | -11% |
OPPO | 4.6 milhões | 12% | 5.5 milhões | 18% | 18% |
Vivo | 5.7 milhões | 15% | 5.4 milhões | 18% | -4% |
Xiaomi | 8.0 milhões | 21% | 5.0 milhões | 16% | -38% |
Realme | 6.0 milhões | 16% | 2.9 milhões | 9% | -52% |
Outros | 6.8 milhões | 18% | 5.5 milhões | 18% | -19% |
Total | 38.2 milhões | 100% | 30.6 milhões | 100% | -20% |