Segundo uma publicação no jornal económico Commercial Times de Taiwan, a Intel terá chegado a acordo com a TSMC para que esta produza as seguintes gerações de controladores gráficos dedicados (GPU) de segunda e terceira geração Intel Arc, que terão a designação de Battlemage e Celestial.
O primeiro, previsto para a segunda metade do próximo ano, utilizará um processo de fabrico de 4 nm, e será uma evolução da actual arquitectura Xe-HPG, que será designada de Xe2. Esta será dividida em duas linhas, a Xe2-LPG (Low Power Graphics) para soluções integradas, como um iGPU num processador, e nas Xe2-HPG (High Performance Graphics), para soluções dedicadas, como placas gráficas de gaming.
Já para a terceira geração da arquitectura Xe, que utilizará o já referido nome de código Celestial, esta utilizará um processo de fabrico mais avançado da TSMC (até ao momento), o N3X de 3 nanómetros, mas tal GPU só chegará ao mercado na segunda metade de 2026. Infelizmente, não foram revelados quaisquer tipos de detalhes técnicos sobre estes GPU, mas existem rumores que o futuro Xe2-HPG poderá utilizar até 1024 Unidades Computacionais, o dobro das actuais Intel Arc Alchemist Xe-HPG.