Segundo rumores que têm surgido na rede social chinesa Weibo, a Qualcomm tem estado a desenvolver isoladamente a controladora gráfica (GPU) dos seus SoC (System-on-Chip) de topo, tendo sido apontado um objectivo de garantir que o GPU do futuro Snapdragon 8 Gen3, que deverá ser revelado no final do presente ano, vá oferecer uma melhoria de desempenho de 50% face ao oferecido pelo actual GPU Adreno 740, que equipa os SoC Snapdragon 8 Gen2.
Aparentemente a fórmula para atingir esse feito poderá ser resultado da utilização do novo processo de fabrico de 3 nanómetros (N3) da TSMC, que aparentemente tem demonstrado uma extraordinária eficiência energética, o que por sua vez permitirá à Qualcomm elevar as frequências de funcionamento do futuro GPU Adreno.
Estima-se que o Adreno 750 seja capaz de funcionar com uma frequência máxima de 1000 MHz, o que representará um aumento de 45% face aos 689 MHz de funcionamento do actual GPU Adreno 740 que equipa o actual Snapdragon 8 Gen2. Teremos que aguardar mais alguns meses até comprovarmos tais rumores.