Anunciada nas redes sociais durante o dia 1 de Abril, dia particularmente estranho tendo em conta ser o dia escolhido para vários fabricantes lançarem as suas partidas, ninguém acreditou que o anúncio de uma consola portátil da Asus fosse verdade, mas a Asus já veio a público confirmar que a nova ROG Ally é verdadeira, e não uma mera partida do Dia das Mentiras.
It’s real!
Stay tuned for more 👀
Want to know when pre-orders start?
👉https://t.co/ljc2GNN0UU#ROG #ROGALLY #PlayALLYourGames pic.twitter.com/IG6vDtgTag
— ROG Global (@ASUS_ROG) April 3, 2023
Segundo novos dados anunciados pela Asus, a ROG Ally é uma consola portátil similar à Steam Deck, que embora possa utilizar serviços de streaming, incluirá hardware suficientemente poderoso para correr, não só uma plataforma Windows com respectiva interface gráfica personalizada, como todo o tipo de jogos localmente, incluindo todos os que estão disponíveis na plataforma Xbox Game Pass.
A consola utilizará uma APU (Accelerated Processing Unit – CPU + GPU integrados) AMD Ryzen, supostamente desenvolvido exclusivamente para esta consola. Tudo indica que esta APU seja baseada na variante Phoenix, pois utilizará um CPU de arquitectura Zen4 produzido e um GPU RDNA3, sendo esta APU produzida pela TSMC em 4 nm.
Segundo a própria Asus, esta consola incluirá um conector ROG XG, o que permitirá a utilização de uma placa gráfica externa dedicada, garantindo assim que a ROG Ally consegue correr qualquer título com os gráficos na sua resolução e definições no máximo, já que a Asus ROGXG Mobile pode utilizar uma Nvidia GeForce RTX 4090, mas prepare-se para preços exorbitantes, que podem superar os dois mil euros só para este “acessório”.
À semelhança da Steam Deck, esta ROG Ally utilizará um ecrã de sete polegadas, mas terá um formato mais tradicional de 16:9, resolução 1080p, 5 ms de tempo de resposta, 120 Hz de taxa de actualização de ecrã e um brilho máximo de 500 nits, ou seja, superior em tudo à solução utilizada pela rival da Valve, tendo ainda a vantagem de ser mais compacta e mais leve.
Apesar do anúncio, a Asus ainda não revelou detalhes da nova consola, data de lançamento ou preço.