Tal como suspeitávamos no passado mês de Março, a Asus acabou mesmo por oficializar o lançamento do seu novo smartphone de gaming, o novo ROG Phone 7. Mantendo-se fiel aos princípios da gama, este smartphone promete oferecer o máximo desempenho, independentemente do tempo de utilização, por mais prolongado que o mesmo o seja.
Ao contrário da notícia na semana passada, a Asus acabou por não revelar três variantes distintas, mas sim duas variantes (ROG Phone 7 e ROG Phone 7 Ultimate) e um total de três configurações, se ignorarmos a possibilidade de escolha do acabamento da variante ROG Phone 7, que está disponível tanto em preto como em branco. Visualmente as semelhanças face à anterior geração são óbvias, mas em contrapartida, essas semelhanças permitem que o ecossistema de acessórios lançados para a gama ROG Phone 6 seja (maioritariamente) compatível com a actual geração.
O grande elemento diferenciador desta nova geração para a anterior prende-se com a aplicação de uma combinação no painel traseiro em vidro com uma parte com acabamento fosco, e outra com acabamento brilhante. Já o ROG Phone 7 Ultimate distingue-se pelo já conhecido segundo ecrã ROG Vision, do tipo PMOLED, que é personalizável, e reforça o visual diferenciador deste modelo, bem como pela inclusão do AeroActive Portal, uma entrada de ar mecânica, que abre automaticamente quando o AeroActive Cooler é ligado, para permitir a entrada de ar fresco para ajudar no arrefecimento do SoC que equipa este smartphone.
Embora seja possível utilizar o AeroActive Cooler 6, a nova versão destaca-se por ser mais eficaz, garantindo um melhor desempenho no arrefecimento de todo o conjunto, graças à aplicação da tecnologia termoeléctrica Peltier, como pelo facto de integrar um altifalante magnético, que transforma o dissipador num subwoofer, criando assim uma solução portátil de áudio de 2.1 canais, optimizada pelos especialistas de áudio da DIRAC.
Mas é a jogar que este smartphone promete fazer a diferença, especialmente tendo em conta a configuração escolhida pela Asus. Ao centro do equipamento encontra-se o SoC, o novíssimo Qualcomm Snapdragon 8 Gen2, que associado a um máximo de 16 GB de memória do tipo LPDDR5X (a 8533 Mbps) e a um máximo de 512 GB de armazenamento do tipo UFS 4.0 (oferece o dobro da largura de banda do UFS 3.1), ao qual se junta a ligação sem fios ultra-rápida WiFi 7, através da controladora Qualcomm FastConnect 7800.
Todos estes elementos são eficazmente arrefecidos pelo novo sistema térmico GameCool 7, que utiliza uma câmara de vapor com mais do dobro da dimensão da anterior geração, ao qual se juntam várias camadas de grafite, sendo uma delas aplicada directamente nas duas células da bateria, com 3000 mAh cada, para um total combinado de 6000 mAh, o suficiente para garantir largas horas de utilização intensiva ininterrupta.
Claro que nada disto faria sentido sem a aplicação de um dos melhores ecrãs do mercado, um ecrã Samsung AMOLED de última geração, com 6.78 polegadas, resolução FHD+, 165 Hz de taxa de actualização máxima e 720 Hz de taxa de amostragem, o suficiente para garantir um tempo de resposta ao toque de somente 23 ms. Este ecrã tem a particularidade de ser compatível com praticamente todos os padrões do mercado, incluindo HDR10+, o que por sua vez garante uma excelente qualidade de imagem, como a capacidade de reprodução de 111% do espectro de cores DCI-P3, ao qual se junta o extraordinário brilho máximo de 1000 nits, podendo atingir os 1500 nits de pico.
O novo Asus ROG Phone 7 já está disponível para encomenda através da loja oficial da Asus Portugal, sendo a data de lançamento oficial agendada para o próximo dia 30 de Abril, com preços que começam nos 1029 euros para a versão de 12 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento, 1199 euros para a versão de 16 GB e 512 GB, ou 1429 euros para a versão Ultimate, que utiliza a configuração de topo de 16 GB e 512 GB.