Desde o Windows 95 que a tecla Print Screen tem a mesma função: tirar uma foto do que estiver no ecrã nesse momento e colocá-la na Área de Transferência, ou Clipboard (se usar a versão do sistema em inglês). Mas, em breve, tudo pode mudar mudar, porque a Microsoft está a planear mudar a função padrão desta tecla para que quando for premida abra automaticamente a Ferramenta de Recorte, ou Snipping Tool.
Nas mais recentes versões beta do Windows 11, 22621.1546 e 22624.1546, quando se prime a tecla Print Screen o que acontece é a abertura da Ferramenta de Recorte. Até agora, esta ferramenta estava acessível através do respectivo ícone ou da combinação de teclas Windows+Shift+S.
A Ferramenta de Recorte do Windows é uma das que mais usamos por aqui e mistura várias funcionalidades que antes estavam em aplicações diferentes. Permite tirar fotos de áreas rectangulares do ecrã, janelas e de todo o ecrã. Para além disto, a ferramenta permite definir uma quantidade de tempo até 10 segundos para tirar a fotografia e também permite editar as fotos. Nas versões mais recentes, também é possível gravar vídeos do que se está a passar no ecrã.
Apesar de nas novas versões do Windows 11, a alteração da função da tecla Print Screen estar ligada por defeito, quem quiser pode voltar a ter a função original da tecla pode aceder a ‘Definições’, ‘Acessibilidade’, ‘Teclado’ e desligar a função ‘Use the Print Screen key to open Snipping Tool’, como se pode ver pela imagem abaixo.