Lançado originalmente em 2000, a série Counter-Strike rapidamente se tornou numa das mais populares e jogadas séries do mundo, com a versão Global Offensive (CS:GO), lançada em 2012, conseguido ultrapassar o seu próprio recorde ao superar os mais de 1.42 milhões de jogadores activos durante 24 horas durante o presente mês de Março.
Parte deste aumento de jogadores estão os rumores do eminente lançamento de Counter-Strike 2, o seu sucessor directo, que a Valve acaba de confirmar, bem como o início da fase de testes, que será aberta a apenas um grupo seleccionado de jogadores de CS:GO. CS2 representará a maior evolução de sempre entre títulos da série, estado este preparado para receber novas funcionalidades e melhorias durante os próximos anos.
Para tal utilizará o motor gráfico Source 2, o que só por si permitirá a utilização de cenários mais detalhados, e efeitos visuais mais realistas, como o novo sistema de fumo com efeitos volumétricos e reactivo à iluminação ambiente, sendo este uma das principais novidades que poderão ter um forte impacto na acção do jogo, especialmente para quem utiliza muitas granadas de fumo para distrair os adversários.
Outra importante novidade será a melhoria na reacção dos servidores aos inputs dos jogadores, com os servidores a registarem todo o tipo de acções num intervalo de tempo específico (designado de Tick). Agora, os servidores passarão a lidar com qualquer interacção (como um disparo, movimento ou explosão) de forma independente, naquilo que a Valve considera como um Sub-Tick.
Por fim temos as esperavas melhorias visuais, graças à aplicação do novo motor gráfico (para a série Counter-Strike). Com a introdução do Source 2, CS2 teve que receber novos mapas, alguns deles melhorados significativamente em termos de ambiente e iluminação, tendo inclusive sido recriados de raiz alguns mapas históricos. Também a forma como os objectos interagem com os mesmos (como explosões) foram severamente modernizados.
Toda a interface gráfica recebeu a devida actualização, bem como os menus, sem esquecerem os efeitos sonoros, que refletem melhor a interacção de objectos com o ambiente. A Valve irá disponibilizar, após o lançamento do jogo, ferramentas que permitirão a criação de novos mapas para serem disponibilizados pela comunidade. Counter-Strike 2 será lançado durante o Verão, sendo disponibilizado como uma actualização de CS:GO.