A Universidade de Coimbra (UC) e o consórcio GeoPlaNet juntaram-se para criar uma plataforma online que serve de repositório de informação com os «requisitos, os conteúdos e as saídas profissionais (carreiras de investigação, na indústria e na academia) dos mestrados em astrofísica e ciências planetárias».
Estes mestrados podem ser feitos não só em Coimbra, mas também na Universidade do Porto, Nantes Université (França), Universitá Gabriele d’Annunzi e Universitá di Padova (Itália) – todas são parceiras do programa Erasmus+ GeoPlaNet-SP.
O objectivo deste programa é «estruturar e enriquecer a oferta formativa em geociências planetárias na Europa, através do reforço da cooperação entre parceiros, e de colaborações com empresas na área da indústria espacial», explica a UC.
A plataforma, que pode ser acedida pelo público em geral, serve igualmente de “montra”, uma vez que um dos focos passa por «promover os cursos de mestrado» da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra» ligados às ciências planetárias, «junto de estudantes do secundário e do primeiro ciclo do ensino superior».
Neste campo, a UC lembra que um destes cursos, o Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Geociências Planetárias (que junta todas universidades promotoras) arranca este ano, em Setembro, com estágios assegurados em Itália e França.
O site tem uma navegação semelhante a um repositório de código, com base em hashtags e colunas com scroll vertical; aqui, além de informação em texto, é possível ver imagens e vídeos ligados aos projectos desenvolvidos pelas cinco universidades que integram o GeoPlaNet-SP.