Durante o lançamento dos novos AMD Ryzen 7000, com a sua arquitectura Zen4, a AMD tinha prometido que a migração para a nova plataforma não seria tão cara quanto suspeitávamos, pois seriam disponibilizadas motherboards AM5 (o novo encaixe) abaixo dos 150 euros. Foi preciso esperar mais de seis meses até, finalmente, encontrarmos motherboards que correspondem ao valor prometido.
Mas calma, que estas ainda não estão disponíveis em Portugal. Para já apenas foi encontrado um modelo à venda em retalhistas polacos e eslovacos, sendo o primeiro modelo identificado a nova MSI Pro A620M-E, uma motherboard Micro-ATX da MSI, que vem equipada com o novíssimo chipset AMD A620, que se tornará assim no chipset de entrada de gama da plataforma AMD AM5, por custar entre os 87 e 93 euros.
Entretanto foram surgindo novos relatos de motherboards que deverão iniciar a sua comercialização muito em breve, como a nova ASRock A620M.HDV, também ela de formato Micro-ATX, e três modelos da Gigabyte, as A620M Gaming X AX, A620M Gaming X e A620M C.
— 188号 (@momomo_us) March 28, 2023
Recordamos que as motherboards equipadas com este chipset deverão disponibilizar apenas 28 pistas PCIe 4.0, 8 pistas PCIe 3.0, duas portas USB 3.2 Gen1 e seis portas USB 2.0, não existindo qualquer tipo de capacidade de overclock para o processador, embora o overclock nas memórias vá ser permitido, existindo ainda compatibilidade com a tecnologia de perfis AMD EXPO.