A Sony repete a fórmula de sucesso anteriormente utilizada nas compactas ZV-1 e ZV-1F, bem como na mirrorless ZV-E10, com o lançamento da nova ZV-E1, uma câmara com objectivas intermutáveis, mas que recorre desta vez a um sensor Full-Frame topo de gama. Visualmente similar à ZV-E10, em termos de corpo este modelo assemelha-se mais à Sony Alpha A7C, que até ao momento era a câmara mirrorless mais compacta da marca nipónica.
Face a esta, destacam-se a superior ergonomia, especialmente em termos de disposição dos botões, embora tenha dispensado o uso de um visor electrónico (viewfinder), uma vez que toda a acção e controlos são realizados a partir do ecrã táctil totalmente ajustável. A remoção deste elemento foi fundamental para o deslocamento da sapata electrónica, permitindo assim a implementação de um microfone frontal no topo, microfone esse que recorre a três cápsulas, e que pode ser protegido com o filtro corta-vento dead cat.
O corpo mais compacto levou a que surgissem certas limitações, como a inexistência de um obturador mecânico junto ao sensor, ou na disponibilização de ranhuras para cartões de memória, estando apenas presente um leitor de cartões SD UHS-II. Outra limitação que deverá ser tida em conta será na solução encontrada para o arrefecimento do sensor e do processador de imagem, o que provavelmente obrigará a períodos de gravação contínua mais reduzidos.
E já que falamos nisso, está na altura de falar no que diferencia esta câmaras das anteriores propostas da Sony, já que esta utiliza as mesmas entranhas que as excelentes Sony Alpha A7S III e FX3, como o sensor Full-Frame de 12 MP (48 MP com pixel binning), o que é mais do que suficiente para a captação de vídeo 4K a 60 fps, em formato 4:2:2 a 10-bit, ou 1080p a 120 fps. Curiosamente a Sony garante, através de uma futura actualização de firmware, que será possível captar vídeo 4K a 120 fps e 1080p a 240 fps.
Este sensor deverá garantir um elevado alcance dinâmico, sendo auxiliado pela elevada capacidade de processamento do processador BIONZ XR. Permite a utilização de um novo modo Cinemascope, que altera o rácio da imagem do tradicional 16:9 para 21:9. Através do novo modo de reconhecimento humano por Inteligência Artificial, o sistema de focagem automática consegue detectar e focar duas faces ao mesmo tempo, mantendo-as sempre em primeiro plano durante a acção.
A nova Sony ZV-E1 chegará às lojas nacionais durante o próximo mês de Abril, por um PVP recomendado de 2700 euros.