A SK Hynix é um dos maiores fabricantes de chips de memória SDRAM, e a mesma, aparentemente, já está a produzir chips de memória DDR5 SDRAM, estando os mesmos a ser validados pela Intel, para a sua aplicação em servidores e workstations.
Apesar de já existirem processos de fabrico mais avançados para semicondutores, como os 3 nm da TSMC que estão já a ser aplicados nos futuros SoC (System-on-Chip) da Apple, no que toca a chips de memória SDRAM, que utilizam uma estrutura em forma de padrão bastante complexa, estas tendem a usar processos de fabrico maiores, por garantirem melhores Yields (percentagem de chips utilizáveis por waffer).
SK Hynix next-gen 1β DRAM entered compatibility confirming stage.
*1β = 5th Gen 10nm class node (12nm)https://t.co/IoYGulVcFx
— 포시포시 (@harukaze5719) March 2, 2023
Segundo esta recente divulgação no Twitter, a SK Hynix já está a aplicar um processo de fabrico de 10 nm de quinta geração, com recurso a EUV (litografia Extreme UltraViolet), como forma de garantir uma produção de sucesso destes chips de memória DDR5, que já estão a ser validados pela própria Intel.
Se tudo correr bem, a SK Hynix juntar-se-á à Samsung Electronics, tornando-se assim nos dois únicos fabricantes a conseguirem produzir memórias SDRAM utilizando o processo 1ß nano, embora a Samsung tenha optado por usar a AMD para validação das suas memórias.
Curiosamente, e apesar de ambas estarem a investir em memórias SDRAM DDR5, na realidade fabricantes como a Intel e a Nvidia têm procurado a SK Hynix para a produção de um outro tipo de memória, as rapidíssimas HDM3. A procura tem sido tal que a SK Hynix tem alterado constantemente o seu valor, custando estas até cinco vezes mais do que o valor inicialmente previsto pela marca. É o problema da falta de alternativas no mercado.