Durante o dia de ontem, surgiram vários rumores que apontavam para a criação de uma nova equipa de engenheiros dedicada ao desenvolvimento de núcleos de processadores para a sua família de SoC (System-on-Chip) Exynos. Esta foi o comunicado enviado pela Samsung Electronics:
“Uma recente reportagem que indica que a Samsung criou uma equipa interna dedicada ao desenvolvimento de núcleos de processador não é verídica. Contrariamente ao que a notícia indica, a Samsung tem tido, ao longo dos tempos, múltiplas equipas responsáveis pelo desenvolvimento e optimização de processadores, e estamos constantemente a recrutar novos talentos para diversas áreas relevantes.“
Curiosamente este comunicado não refere um detalhe importantíssimo, a de que a ARM actualmente proíbe que fabricantes de processadores que utilizem arquitecturas ARM de efectuar alterações ao desenho dos próprios processadores. Esta imposição está em vigor tanto para a Samsung, com os seus SoC Exynos, como para a Qualcomm com os seus Snapdragon, bem como para a Mediatek com os seus Helio e Dimensity.