A Apex Storage acaba de lançar o X21, uma placa que pode albergar até 21 SSD M.2 PCI Express 4 para obter um espaço de armazenamento até 168 TB, com velocidade de transferência que pode chegar até aos 31 GB por segundo.
A Apex Storage é uma empresa baseada no estado de Utah nos Estados Unidos e é especialista em placas para computadores pessoais. Mike Spicer, um dos criadores da empresa, ficou conhecido pela criação da placa Storage Scaler em 2021. Esta placa pode receber até 16 drives SSD M.2 com interface SATA. A X21 parece ser uma evolução da Storage Scaler. Aparentemente, a Apex Storage optou por suportar drives PCI Express 4, em vez de drives PCIe 5 porque a oferta destas novas drives ainda é diminuta e dispendiosa.
A X21 usa um único slot PCI 4 16X (os mesmos slots usados pelas placas gráficas) e é retrocompatível com PCI Expres 3, mas no caso de usar esta placa na interface de geração anterior o desempenho será substancialmente menor. A X21 é composta por duas placas que foram montadas lado a lado, é esta característica que lhe permite suportar os 21 SSD M.2.
Numa das placas estão 10 ranhuras M.2 PCIe 4.0 e um dissipador de calor de grandes dimensões que serve para controlar a temperatura do switch PCI Express que faz funcionar a X21. As outras 11 ranhuras M.2 estão todas na parte exterior da placa.
Devido à grande quantidade de unidades SSD que podem ser usadas na X21, a placa não pode receber toda a energia de que necessita a partir da ligação PCI Express da motherboard. Por isso, a Apex Storage implementou duas entradas de energia padrão PCI Express de 6 pinos. Com estas entradas extra, a potencia de entrada máxima pode chegar aos 225 W. Como a X21 usa um design de gestão térmica completamente passivo, a Apex Storage recomendo um fluxo de ar mínimo de 400 LFM para que o sistema funcione à velocidade máxima.
Para além das drives Samsung que aparecem nas fotos da Apex Storage, a X21 também pode ser usada com SSD M.2 Intel Optane, como as H20.
Segundo dados publicados pela Apex Storage, a X21 permite velocidades de leitura e escrita sequênciais de até 30,5 GB por segundo e de 28,5 GB por segundo respectivamente. O desempenho em operações aleatórias chega ao 7,5 milhões IOPS na leitura e de 6,2 milhões nas tarefas de escrita de dados.
Se forem usadas unidades SSD de 8 TB de capacidade, a X21 pode fornecer até 168 TB de capacidade numa única placa. No entanto, a placa é compatível com drives de capacidades superiores, como por exemplo as futuras unidades SSD M.2 de 16 TB, o que permitirá capacidades até 336 TB.
Outras funcionalidades da X21 incluem a possibilidade de configuração em RAID em ambientes Linux e Windows, mas a empresa nã indicou ainda os tipos de RAID que podem ser usados.
Ainda não há indicações de preço e disponibilidade da X21.