A Qualcomm anunciou o seu novo SoC (System-on-Chip) Snapdragon 7+ Gen2, que promete dominar o segmento de gama média. Para tal, a Qualcomm equipou o processador deste novo SoC daquele que é o primeiro núcleo Cortex-X2 de alto desempenho num SoC de gama média, tendo este a particularidade de funcionar a 2.91 GHz. Os restantes núcleos, três do tipo Cortex-A710 e quatro Cortex-A510, estão configurados para funcionar a 2.49 GHz e 1.8 GHz, respectivamente.
Tendo em conta estas características, o processador deste SoC poderá oferecer um desempenho similar ao do anterior Snapdragon 8+ Gen1, o que representa uma melhoria de desempenho significativa face ao seu antecessor, Snapdragon 7 Gen1. Já o GPU, Adreno 725, promete oferecer um desempenho até 2x superior face ao GPU do SoC antecessor, mas não incluirá processamento de Ray Tracing, como acontece com o Adreno 740 utilizado no Snapdragon 8 Gen1.
Este GPU está preparado para lidar com ecrãs com resolução máxima 4K a 60 Hz, ou de resolução QHD+ até 120 Hz, podendo estes ecrãs suportar as normas Dolby Vision, HDR10+ e 10-bit de cores. Já o processador, este inclui um controlador de memória compatível com memórias do tipo LPDDR5 até 3200 MHz, armazenamento do tipo UFS 3.1 e compatibilidade com a tecnologia de carregamento rápido Quick Charge 5, para mais de 100W de potência.
A imagem é outro ponto fundamental neste novo SoC, sendo o novo processador de imagem (ISP) de 18-bit capaz de lidar com sensores até 200 MP, gravar vídeo 4K HDR e garantir um melhor desempenho em situações de baixa luminosidade. Em termos de redes, este Snapdragon 7+ Gen2 pode vir equipado com o modem Snapdragon X62 5G, será compatível com Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3, sendo igualmente compatível como codec aptX para áudio em formato Lossless.
Durante esta apresentação, foram divulgados quais os dois primeiros smartphones a virem equipados com este novo Snapdragon 7+ Gen2, o novo Xiaomi Redmi Note 12, que será revelado a 23 de Março, e o Realme GT Neo5 SE, tendo este a sua revelação prevista para o início do próximo mês de Abril.