Já lhe tínhamos dado a conhecer que a PowerColor iria lançar uma versão Liquid Devil da nova Radeon RX 7900 XTX, sendo esta o resultado da colaboração com os especialistas da EKWB, que criaram o bloco de arrefecimento específico para esta placa gráfica, com a óbvia personalização, como o sistema de iluminação RGB controlável por software, e o logótipo gravado no próprio alumínio do bloco.
À primeira vista, não parecem existir muitas alterações face a qualquer outra Radeon RX 7900 XTX vendidas no mercado, baseada no desenho de referência da AMD, utilizando esta também um circuito de alimentação de 12+3+2 fases do GPU e de 2+2 fases para os 24 GB de memórias GDDR6 aqui utilizadas.
O conhecido especialista de overclock Der8auer já teve acesso a uma destas placas, e ficou maioritariamente impressionado com a placa e com os resultados obtidos, sendo estes superiores aos de uma simples Radeon RX 7900 XTX com um bloco de água integrado. Recorrendo a uma dupla BIOS, esta placa gráfica consegue alterar os valores de funcionamento do GPU, rondando os 2.7 GHz em modo “OC”, e os 2.8 GHz em modo “Unleashed”.
Para garantir esse aumento de frequência, foi essencial melhorar não só a capacidade de arrefecimento dos principais elementos desta placa gráfica, algo que está perfeitamente tratado com o já referido bloco de água da EKWB, como garantir uma maior potência no circuito de alimentação, razão pelo qual a PowerColor recomenda a utilização de uma fonte de alimentação de 900W. Segundo os testes efectuados, esta Liquid Devil consome até 440W de energia.
Em termos de desempenho, nos vários testes efectuados, Der8auer assistiu a aumento de significativo face a uma Radeon RX 7900 XTX com as especificações de referência da AMD, aumento esse que permitiu distanciar da sua rival mais directa, a Nvidia GeForce RTX 4080. Porém, nem tudo é perfeito, e Der8auer notou que o ruído electrónico do circuito de alimentação é bastante audível, e o preço (1700 euros) é algo exagerado, face aos ganhos obtidos.