A Qualcomm e a Thales confirmaram a certificação do primeiro ‘Integrated SIM’ ou iSIM. Estes novos cartões SIM virtuais, prometem a mesma forma de funcionamento e segurança dos eSIM, mas são instalados directamente no processador do smartphone. Isto dispensa a necessidade de instalar mais um chip no dispositivo e é uma forma de poupar espaço e reduzir custos.
No entanto, nenhum fabricante anunciou qualquer produto com esta nova tecnologia iSIM. Esta tecnologia permite o mesmo tipo de instalação remota dos eSIM e, em princípio, os operadores que já oferecem eSIM, não necessitam de fazer qualquer tipo de actualização dos seus sistemas para poderem oferecer soluções iSIM.
A já referida poupança de espaço nos dispositivos proporcionada por esta tecnologia, pode permitir a instalação de baterias maiores e de mais componentes. Para além disto, esta nova tecnologia pode encorajar mais fabricantes a permitirem a utilização de cartões SIM digitais por causa da maior facilidade de implementação desta tecnologia. Para já, a tecnologia iSIM só está disponível nos processadores Snapdragon 8 Gen 2, que é um processador destinado a dispositivos topo de gama, por isso, será necessário esperar a chegada de mais baratos com esta tecnologia para que chegue a mais utilizadores.