A versão para PC de The Last of Us é um dos jogos mais esperados em 2023, mas parece que os utilizadores não ficaram muito contentes com o produto final, visto que de mais de 9000 reviews na loja Steam, 67% são negativas.
Aparentemente, os problemas são numerosos, desde crashes aleatórios a soluços nos gráficos, passando por tempos de compilação dos shaders demasiado longos e alguns personagens que aparecem molhados em várias cut scenes. O jogo também parece ter problemas de optimização, com consumos excessivos de memória na placa gráfica e taxas de actualização do ecrã bastante baixas, mesmo em computadores com gráficas topo de gama, como as RTX 4090.
As proporções do problema levaram a Naughty Dog a fazer uma publicação nas redes sociais, a informar que está a averiguar os problemas que foram reportados pelos utilizadores e que vai lançar actualizações para os resolver.
Ao contrário de outras ocasiões, ninguém na imprensa especializada recebeu o jogo para review antes da data de lançamento, o que pode ser uma indicação de que nem tudo estava bem com The Last of Us e, pelos vistos, talvez tivesse sido prudente adiar o lançamento do jogo para resolver os problemas. Muitos utilizadores interrogam-se se o lançamento não foi apressado para tirar partido do sucesso da série da HBO, visto que não faz grande sentido haver pressa no lançamento da versão para PC de um jogo cujo original para PlayStation 3 foi lançado há 10 anos.