A velocidade acrescida dos SSD PCI Express 4 e 5 também faz com que estas unidades produzam muito mais calor que os das gerações anteriores, isto acontece por causa dos chips controladores que aquecem mais. Se quiser expandir o armazenamento da PlayStation 5, terá de usar um SSD PCIe 4, mas o espaço disponível na consola limita muito as soluções térmicas que se podem usar, o que, por sua vez, pode reduzir a vida útil da unidade. Para tentar resolver este problema, a Graugear lançou um dissipador de calor que usa um método diferente dos outros.
O novo dissipador de calor é ao mesmo tempo uma tampa para o espaço do SSD na consola. O dissipador tem um heatpitpe que está ligado a um outro dissipador, semelhante aos usados nos portáteis para jogos, que é montado junto da ventoinha da consola.
Segundo a Garugear, este dissipador de calor consegue reduzir para metade as temperaturas de funcionamento do SSD da consola. Esta afirmação tem alguma credibilidade, visto que passa de uma solução térmica completamente passiva, para uma solução que, na prática, usa uma ventoinha para ajudar a reduzir a temperatura. Ainda segundo o fabricante, a peça ajusta-se perfeitamente a todos os tipos de SSD NVMe e é compatível com drives com uma ou duas faces.
A única dúvida acerca deste novo cooler é o facto de obstruir um pouco o fluxo de ar da ventoinha da consola. Até porque a Sony tem vindo a reduzir o tamanho das soluções térmicas da PlayStation 5 desde o lançamento da consola.
A Graugear ainda não deu qualquer informação acerca de quando é que o cooler estará disponível nem indicou o preço de venda.