Desde o início do ano descobrimos que vários fabricantes de memórias, como a Crucial e a Corsair, iniciaram a comercialização de módulos de memórias DDR5 com capacidades diferentes do habitual, com o lançamento de módulos de memória DDR5 de 24 e de 48 GB cada, permitindo assim a criação de conjuntos com dois ou quatro módulos, com capacidades máximas que podem ir até aos 192 GB.
Na altura de lançamento, ficou confirmado que estas memórias tinham sido validadas em sistemas Intel, tendo as mesmas perfis pré-programados Intel XMP 3.0, para uma configuração automática das frequências e latências em sistemas Intel de última geração. Alguns utilizadores que já tiveram acesso a esses mesmos conjuntos, experimentaram nos seus sistemas AMD, e a experiência não tem sido positiva.
[ngg src=”galleries” ids=”73″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]Um desses casos aconteceu ao entusiasta MEGAsizeGPU, que adquiriu um kit das novas Corsair Vengeance de 48GB DDR5-5600, e que embora a sua motherboard Asus ROG Strix B650-E, equipada com um processador AMD Ryzen 5 7600X, tenha identificado e configurado correctamente as memórias na BIOS, o sistema operativo simplesmente não as aceita.
Estranhamente até mesmo em motherboards Intel, fabricantes como a MSI e a Gigabyte garantem que os seus modelos, equipados com chipsets da série Intel 600 e 700, aceitam estas novas memórias sem precisarem de qualquer actualização da BIOS, mas a ASRock e a Asus já vieram confirmar que é necessária uma actualização da BIOS para suportarem estas memórias. Não se sabe ao certo se uma actualização de BIOS será o suficiente para garantir total compatibilidade destas novas memórias nos sistemas AMD Ryzen 7000.