O gaming no metaverso promete ser um dos “ramos” deste mundo digital que mais vai crescer nos próximos anos. Segundo o site SportsLens, até 2030, as receitas vão crescer sempre 40% de ano para ano.
Em 2023, o mesmo site garante que este valor será de quase 12 mil milhões de euros (8,3 mil milhões, no ano passado): «Todo o mercado deverá registar um crescimento de dois dígitos este ano, com as receitas a aumentarem até atingirem níveis recorde».
Pelas contas do SportsLens, em 2030, as receitas dos jogos que adoptarem um conceito ligado ao metaverso vão chegar aos 150 mil milhões de euros.
O site acredita ainda que o metaverso está «prestes a tornar-se o futuro dos jogos», uma vez que há cada vez mais «investidores e programadores a envolverem-se no espaço e a ultrapassarem os limites da realidade virtual e da tecnologia blockchain».
Entre os tipos de jogos que têm mais sucesso, os maiores são os de aventuras: em 2023, chegaram aos 5,2 mil milhões de euros em receitas, valor que deverá crescer 956% em 2030, até aos 57 mil milhões.
Os jogos no metaverso conseguirão ainda “prender” 112 milhões de pessoas, prevê o SportsLens – em 2023, este número será de quase 435 milhões.