A Starlink, a empresa da SpaceX que opera o serviço de acesso à Internet via satélite com o mesmo nome, acaba de anunciar que já é possível alugar um terminal de acesso ao serviço em Portugal.
Um dos principais obstáculos à utilização do serviço de Internet via satélite Starlink é o seu custo. Até agora, que quisesse usá-lo tinha de gastar 450 euros para comprar o kit de ligação, que inclui uma antena e um router, e pagar uma mensalidade para usar o serviço, que rondava os 100 euros mensais.
Com esta opção de aluguer, o terminal custa 15 euros por mês e o acesso ao serviço custa 65 euros por mês e, segundo a Starlink, não existe nenhuma fidelização, por isso o aluguer pode ser suspenso quando o utilizador quiser. No entanto, não foi possível saber se é possível manter o pagamento do terminal, mesmo que o utilizador apenas queira suspender o acesso ao serviço, o que seria útil para utilizações sazonais.
A Starlink é uma rede de satélites em órbita baixa da Terra, que transmitem sinais de internet para terminais instalados no solo. Esses terminais são compostos por antenas que estão ligadas a um router Wi-Fi e permitem que os utilizadores acedam à Internet em qualquer lugar que tenha uma visão clara do céu. A instalação do serviço é feita pelo utilizador e está disponível uma aplicação para dispositivos móveis iOS e Android que serve para ajudar no processo de instalação e para a gestão do serviço.
A Starlink pretende lançar cerca de 12 mil satélites para cobrir todo o planeta e oferecer velocidades de até 1 Gbps.