Apesar de já serem comercializadas fontes de alimentação compatíveis com a norma ATX 3.0, na realidade essa norma ainda não foi confirmada, nem validada, processo esse que tem que passar pela Intel, fabricante detentor da norma. Apesar de, em teoria, este não exigir alterações face às soluções já em comercialização, a Intel tem uma palavra a dizer quanto à ficha de 12+4 contactos para placas gráficas.
Designada de 12VHPWR, esta ficha tem já um histórico obscuro, tendo sido responsável pela morte de inúmeras placas gráficas e fontes de alimentação, devido ao irregular sistema de encaixe da mesma. Isso levou os engenheiros da Intel a realizarem vários testes e estudos, tendo agora chegado a uma conclusão sobre as soluções actualmente disponíveis.
Segundo a Intel, a solução de três pontos de contacto (3 Dimple) em apenas duas faces do contacto é insuficiente para a corrente que estas ligações transmitem, sendo a solução de quatro molas (4 Spring) em redor de todo o contacto a ideal para garantir uma transferência de corrente, e maior robustez na ligação, para evitar os problemas que surgiram entretanto, como o sobreaquecimento da ligação.
Curiosamente, esta declaração da Intel vem reforçar os achados que entusiastas como os responsáveis do Igor’sLab tinham anteriormente determinado, após investigarem dezenas de adaptadores fornecidos pela Nvidia, que por sua vez provinham de fornecedores diferentes.
Na altura, o portal Igor’sLab tinha determinado que os adaptadores da NTK, que utilizam a solução de quatro molas, é a que garante melhor contacto e maior robustez na ligação, face à solução utilizada pelos adaptadores criados pela Astron, que utilizam os três contactos por face.