A iniciativa é da Geek Girls Portugal, uma comunidade nacional criada em 2010 por Vânia Gonçalves para juntar mulheres que trabalham em tecnologia: dia 15 de Abril, o Porto recebe a primeira Geek Girls Conference.
Segundo a fundadora, esta conferência vai «celebrar as mulheres que trabalham no sector tecnológico, dando-lhes um palco para partilharem o seu conhecimento e contarem as suas histórias e entreajudarem-se nos seus percursos de carreira».
Outro dos objectivos da Geek Girls Conference é «promover a diversidade no sector e a redução de desigualdades»; esta conferência será ainda uma oportunidade para «pessoas que ainda não estejam na área conhecerem mais sobre o mundo tecnológico e perceberem se este pode ser um caminho a seguir para o seu futuro».
A Geek Girls Conference acontece na Porto Business School entre as 9 e as 20 horas, com entrada gratuita (a inscrição pode ser feita aqui).; durante o evento estão garantidas várias actividades: «Palestras, workshops, oportunidades de carreira, mentoria e networking».
Entre os parceiros que se vão associar à primeira Geek Girls Conference estão empresas como BindTuning, Cloudflare, Coverflex, Emergn, Decskill, DevScope, Intellias, IT Center, ISS Portugal e Mindera.