Depois de, aos poucos, ter vindo a adicionar a possibilidade de gravação de vídeo a partir de placas gráficas de última geração da Nvidia, AMD e Intel, utilizando a aceleração por hardware de codec de última geração, como AV1 e HEVC, a mais popular ferramenta de gravação e streaming de vídeo do mercado vai passar a permitir a transmissão de conteúdos, nestes formatos, para o YouTube.
Tal situação só passará a ser possível com a implementação da futura actualização (v29.1), aproveitando o facto de o serviço de vídeo da Google de ser o primeiro a aceitar a transmissão de vídeos utilizando o codec AV1. Através do OBS Studio, criadores de conteúdos poderão começar a transmitir os seus streams, em directo, aproveitando as capacidades de hardware de placas gráficas com GPU AMD RDNA3, Nvidia RTX ADa Lovelace e Intel Xe-HPG.
Recordamos que codec como o AV1 permitem a transmissão de vídeo com a mesma qualidade que o actual codec HEVC, com a vantagem de exigirem menos 30% de largura de banda, garantindo assim um stream mais eficiente, já que todo o processo de codificação e descodificação é efectuado pelo GPU das placas gráficas mais modernas. Até ao momento, apenas o Discord permitia a transmissão de vídeo AV1, mas só com placas gráficas Nvidia GeForce RTX 40.