O quadro Ronda da Noite (De Nachtwacht, 1639-1642) do pintor holandês Rembrant foi recriado num painel com 480 azulejos por «dois mestres da fábrica Royal Deflt» que, agora, vai ser transformado em NFT.
A ideia foi da empresa Art Attainment, composta por portugueses e holandeses, que lança o NFT a 30 de Março. Este é o primeiro passo de uma estratégia que tem como objectivo «revolucionar o mercado da arte tradicional ao democratizar, digitalizar e eternizar, através da blockchain, as maiores peças de arte do mundo».
Os azulejos deste painel, que está em exposição Royal Delft Museum (Holanda), foram digitalizados um a um pela empresa e representam um total de 1438 NFT. Cada azulejo dará origem a três non-fungible tokens, que podem ser comprados com criptomoedas ou cartão de crédito, no site delftbluenightwatch.com. O preço ainda não é conhecido.
A iniciativa da Art Attainment tem ainda uma componente física: «Além da versão digital, os coleccionadores poderão ainda reclamar uma reprodução física do azulejo. Cada azulejo é atribuído de forma aleatória e possui diferentes graus de raridade», explica Rafael Guerreiro, project lead da empresa.
O original De Nachtwacht (que mostra o capitão Frans Banning Cocq a liderar a guarda de Amesterdão) tem mais de quatro metros de comprimento e três de altura; o quadro está em exposição no Rijksmuseum e foi recentemente restaurado.