Sabia que, em caso de um desastre natural como um terramoto, o seu smartphone Android pode emitir avisos de emergência? Esta função, que faz parte do sistema de aviso do próprio sistema operativo da Google está activado por defeito, e além de servir de alerta, divulga informações importantes sobre o que fazer durante o terramoto, e após a ocorrência do mesmo. Apesar de cada smartphone ter a sua própria interface personalizada, como o OneUI para a Samsung, ColorOS para a Oppo, EMUI para Huawei e MIUI para Xiaomi, o acesso ao menu de gestão destas funções é praticamente o mesmo.
Para ter acesso a este menu, terá que aceder ao menu principal de ‘Definições’ do seu smartphone, escolhendo a opção ‘Segurança e emergência’. Dentro deste menu encontrará várias opções, como a possibilidade de introduzir as suas informações médicas a qualquer pessoa que aceda ao seu smartphone, mesmo que este tenha o ecrã bloqueado, facilitando assim o acesso a essas informações em caso de emergência. O único inconveniente é que qualquer pessoa com acesso ao seu smartphone terá acesso a essas mesmas informações.
Clicando na opção ‘Alertas de terramoto’, terá acesso ao menu que permite gerir os alertas de terramotos, sendo explicada a forma como a Google consegue, usando a sua localização aproximada, determinar o envio de mensagens de aviso de terramotos de magnitude igual ou superior a 4.5 na escala de Richter. Todos os terramotos são identificados utilizando os sistemas de alerta da ShakeAlert, bem como da própria Google.
Se clicar no botão ‘Veja uma demonstração’, terá acesso a uma página com o sinal de aviso da presença de um terramoto, onde são dadas instruções para o utilizador se proteger durante o evento, como o baixar, proteger e aguardar. Mais abaixo existe ligações para páginas com informações úteis sobre o que fazer antes, durante e após um terramoto, com dicas que vão desde como preparar um kit de emergência até aos locais mais seguros para se abrigar durante o terramoto.